Equipe
Coordenação
Renata Rezende Ribeiro
UFF
Professora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutora e Mestre em Comunicação com estágio de pós-doutorado na Université Paris V/Sorbonne. Pesquisa mídia, cotidiano, narrativas, afetos e morte. Colíder do grupo de pesquisa MULTIS. (Grupo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia). Autora de “A morte midiatizada”. Coordena a pesquisa coletiva Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação.
Integrantes
Denise Tavares
UFF
Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora e docente vinculada ao PPG Mídia e Cotidiano (UFF). Colíder do grupo de pesquisa MULTIS (Grupo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia). Mestra em Multimeios e Doutora em Integração Latino-americana com pós-doutorado em Estudos das Práticas de Cultura e Comunicação pela PUCRS. É poeta, autora do livro “Encontros – quase poesia”. Integra a pesquisa coletiva com apoio FAPERJ Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação
Larissa Morais
UFF
Professora do Departamento de Comunicação Social da UFF e do PPG Mídia e Cotidiano (UFF). Integra o grupo de pesquisa Mídias Redes e Jovens: usos e apropriações em contextos digitais e a pesquisa coletiva Juventude e Suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces como a Educação, no qual desenvolve pesquisa sobre abordagens do suicídio no jornalismo. É formada em Comunicação Social pela Eco/UFRJ, com mestrado no PPGCOM da PUC-Rio e doutorado no PPGCOM da UFF, e atuou como jornalista em diversos veículos impressos e digitais.
Carla Baiense
UFF
Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora e docente vinculada ao PPG Mídia e Cotidiano (UFF). Lidera o grupo de pesquisa Mídia, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais. É doutora e mestra em Comunicação e Cultura pela ECO/UFF, com pós-doutorado pelo PPG em Educação da UFSCar. Faz parte da Comissão Permanente de Equidade de Gênero da UFF. Integra a pesquisa coletiva Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação.
Walcéa Barreto Alves
UFF
Professora Adjunta da Faculdade de Educação/UFF e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (IACS/UFF). Líder do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF/CNPq). Graduação em Psicologia. Mestrado e Doutorado em Educação. Editora da Revista Aleph Online. Pesquisas na área de Educação e Comunicação; Tecnologias e Mídias Digitais; Letramento Digital; Processos de ensino-aprendizagem; Didática. Integra a pesquisa coletiva com apoio FAPERJ “Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação”.
Integrantes do Projeto (Pesquisadores)
Antonio Vianna
UFF
Doutorando em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e chefe da Assessoria de Comunicação do Hospital Federal da Lagoa (HFL). Integra a pesquisa coletiva Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação (Edital Faperj/2019). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da UFF e graduado em jornalismo e audiovisual pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).
Diego Cotta
UFF
Doutor e Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Participa do grupo de pesquisa MULTIS (Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia). Pesquisou com auxílio de bolsa CAPES, linguagem e produção de sentidos no audiovisual e mídias digitais, com foco em LGBTI+, racismo e direitos humanos. Participa da pesquisa Juventude e Suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a educação.
Max Milliano
UFF
Doutorando e mestre em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF) possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo (UnB). Atualmente pesquisa representações sociais e produção de sentidos nos reality shows. Integra a a pesquisa coletiva Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação.
Rômulo Tondo
UFRGS
Doutor em Comunicação pela UFRGS, onde integra os grupos de Pesquisa Comunicação e Práticas Culturais (UFRGS/CNPq), Comportamento Suicida e Transtornos Mentais Graves (UFRGS/CNPq), também desenvolve palestras e oficinas em saúde mental através do projeto de extensão Pega Leve – saúde mental do estudante universitário (FAMED/UFRGS).
Thiago Nagafushi
USP
Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP – USP). Professor Adjunto no Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Bacharel em Matemática pela UEL. É colaborador da pesquisa Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação. Também faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – Gepefopem, na UEL.
Pesquisadores de Iniciação Científica
Carolina Peres de Almeida Inocencio
UFF
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica no projeto “Juventude e Suicídio no Cotidiano Midiatizado de 2022 a 2023”, orientado pela professora Renata Rezende Ribeiro. Também foi colaboradora do Projeto Memória Sonora.
Júlia Cruz
UFF
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, fez fez mobilidade acadêmica de seis meses na Universidad de Málaga, na Espanha. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC no Projeto “Construções narrativas e produção de sentidos nos audiovisuais contemporâneos sobre juventude-suicídio (1999-2019)”, orientada pela professora e pesquisadora Denise Tavares, no projeto do qual foi finalista do Prêmio Vasconcelos Torres 2020/2021, na categoria Ciências Sociais Aplicadas”. Pesquisadora nas áreas de mídia, audiovisual e suicídio infantil. Participou do Intercom Júnior em 2021 (Intercom Nacional), apresentando o artigo “Só os brancos morrem: um olhar sobre a representação do suicídio juvenil no audiovisual contemporâneo.
Manuela Santos Martins
UFF
Manuela Santos Martins é estudante de Artes na UFF e desenvolve no período 2023-2024 pesquisa de iniciação científica voltado ao projeto interdisciplinar Mídia, Juventude e Suicídio e suas interfaces com a Educação. No escopo do projeto, estuda os efeitos da campanha Setembro Amarelo no noticiário sobre suicídio.
Giovana Da Silva Rodrigues Pereira
UFF
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC UFF) e graduada em Jornalismo pela UFF. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e integra o grupo de pesquisa MULTIS (Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia). Participou do projeto Juventude e Suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a educação como bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Francielly Barbosa
UFF
Francielly Barbosa é estudante de Jornalismo na UFF. É fascinada por contar histórias com foco em desigualdades sociais, direitos humanos e questões de gênero. Na Iniciação Científica integrou o projeto de pesquisa “Mídia, juventude e suicídio: Um estudo sobre os padrões de cobertura da morte autoprovocada” no período de 2022-2023.
Clara Espíndola Fonseca
UFF
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, bolsista CNPq de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense (PIBIC), no projeto “Narrativas do Suicídio de Jovens no Cotidiano Midiático”. Possui experiência em comunicação institucional, tendo atuado como estagiária de comunicação na Secretaria de Fazenda de Niterói em 2023.
Bruna Ribeiro Aragão
UFF
Estudante de jornalismo na UFF (Universidade Federal Fluminense) e bolsista pela Faperj
na pesquisa NARRATIVAS DA DOR NO COTIDIANO MIDIATIZADO: redes sociais, juventude e suicídio, da professora Renata Rezende Ribeiro. Graduada no curso de Investigação Forense e Perícia Criminal, é estagiária de Judiciário no Poder360. Já atuou como fotógrafa e social media na assessoria de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e como repórter para o jornal O São Gonçalo. Foi social media do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação e professora de inglês pela Aliança América.
Victor Hugo Silveira
UFF
Victor Hugo Silveira é graduado em Jornalismo pela UFF, com experiências em assessoria de comunicação e jornalismo cultural. Desenvolveu o projeto de Iniciação Científica (PIBIC) “Mídia, juventude e suicídio: Estudo de caso sobre uma cobertura antiética de suicídio e seus danos potenciais”, que analisou a cobertura midiática sobre o suicídio do ator Flávio Migliaccio.
Novo Iacs (Instituto de Arte e Comunicação Social)
Universidade Federal Fluminense – Campus do Gragoatá
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n. CEP: 24210-201
projetomidiajuventudesuicidio@gmail.com